Áreas de Atuação

APRESENTAÇÃO DE INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS

O IMEPPI desenvolve análises e estudos de mercado visando o fornecimento de subsídios que possibilitem a intensificação das fiscalizações e atuações no combate às ilegalidades por parte de Autoridades Publicas de fiscalização, tais como: apresentação de denúncias, estudos mercadológicos, informações sobre pirataria, estudo técnicos e dossiês contendo informações detalhadas relativas à propriedade intelectual de associados.

CONVÊNIO COM ÓRGÃOS PÚBLICOS

O IMEPPI atua junto aos setores públicos responsáveis pelas atividades de combate à pirataria, tanto na esfera federal, quanto nas esferas estaduais e municipais, buscando constantemente a ampliação das relações governamentais como forma de potencialização das fiscalizações relativas às ilegalidades cometidas.

Neste aspecto, o IMEPPI mantém diversos convênios de cooperação com entidades públicas e privadas nacionais e internacionais, salientando-se a participação ativa como:

• Conselheiro Suplente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e delitos Contra a Propriedade Intelectual, do Ministério da Justiça do Brasil (na pessoa do Dr. Flavio Meirelles);
• Conselho do FNCP – Fórum Nacional de Combate à Pirataria e Ilegalidade;
• Conselho Interinstitucional de Combate à Pirataria do Rio Grande do Sul;
• Conselho Estadual de combate à Pirataria de Santa Catarina;
• Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Blumenau – SC;
• Conselho Municipal de Combate à Pirataria de Florianópolis – SC;
• Grupo Regional de Combate à Pirataria da FIRJAN – Rio de Janeiro

TREINAMENTOS DE AUTORIDADES DE FISCALIZAÇÃO

O IMEPPI promove e participa de diversos seminários, no Brasil e no Exterior, destinados à Autoridades Publicas, visando a apresentação dos problemas relativos à pirataria de seus associados.

PROTEÇÃO AO CONSUMIDOR

Atuação frente aos órgãos regulatórios e fiscalizatórios de proteção ao consumidor, tais como, PROCON, INMETRO, ANVISA, VIGILÂNCIA SANITÁRIA, ANATEL, ANEEL, dentre outros, visando contribuir com as políticas públicas que visem proteger os consumidores dos produtos e serviços que lhes exponham a risco, perigo ou danos.

PROGRAMAS DE INCENTIVO À INOVAÇÃO

•Consultoria em prospecção tecnológica – ênfase em busca de patentes em bancos de patentes nacional e internacionais;
•Consultoria à chamada “Lei do Bem” – Lei Do Bem (Lei 11.196/2005 – Decreto 5.798/2006 – INRFB 1.187/2011): A chamada “Lei do Bem” refere-se em uma lei de promoção à inovação através da concessão de incentivos fiscais, e se aplica a todas as empresas que invistam em P&D para inovação de produtos ou melhoria de processos, ainda que não se relacionem necessariamente à atividade fim.